Cundo Bermúdez
Cundo Bermúdez (Havana/Cuba, 1914 – Flórida/EUA, 2008)
Começou o ensino médio aos 13 anos e, pouco depois, frequentou a Academia de Belas Artes. O pintor disse: “Um parente meu, que observava meus desenhos, me levou à Academia de San Alejandro, para que eu aprendesse a desenhar. Mas eu a abandonei muito cedo, não gostei do ensino. Em 1934, começou a estudar Direito Diplomático na Universidade de Havana – para satisfazer sua família – mas o fechamento da instituição permitiu que se formasse em 1941. Antes, ele havia exposto com quatro jovens artistas no Parque Albear, em 1937, e viajado para o exterior um ano depois.
Ele disse: “Em 1938 fui ao México para estudar desenho. Lá fiquei muito impressionado com a pintura mexicana e seus temas.” Quando retornou a Havana desenvolveu inúmeras atividades: “Naqueles anos estudei, trabalhei e pintei. Minha primeira exposição formal individual foi no Liceu de Havana, em 1942. Então me senti bastante influenciado pelos maiores pintores cubanos da geração anterior: Amelia Peláez, Carlos Enríquez e outros” – explicou o artista. Depois de várias viagens aos Estados Unidos da América e ao Haiti, viajou para o Velho Continente: “Mais tarde, no início dos anos 1950, fui à Europa para ver seus museus. Passei nove meses em Sapain, Itália e França, já estava influenciado pelo moderno em si, mas lá fiquei impressionado com os mestres espanhóis, principalmente Velázquez.
Em 1958, Bermúdez estava no exterior com o objetivo de expor suas obras. Ele retornou em 1960, mas seu pensamento e atitudes o levaram a se isolar do ambiente político e a se concentrar em seu desenvolvimento artístico, preparando exposições em Lima e Santiago do Chile. Ele deixou Cuba em 1967. Então ele se estabeleceu em Washington e depois em San Juan, Porto Rico, e ainda mais tarde na Flórida, onde morreu.
Ele alcançou reconhecimento internacional, duas de suas obras pertencem ao acervo do Museu de Arte Moderna (MOMA), Nova York. Em 1956, ganhou o Prêmio da Exposição Internacional do Caribe, patrocinada pelo Museu de Belas Artes de Houston, Texas. Em 1973, foi premiado na exposição Tribute to Picasso, realizada em Washington. Participou da Bienal de Veneza e da Bienal de São Paulo.
Fonte: Art in Embassies.
Contatos
Endereço:
Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Email:
contato@galeriaespacoculturalduque.com.br
Telefone:
(51) 3228.6900