Rafael Soriano
Rafael Soriano (Matanzas/Cuba, 1920)
Rafael Soriano manifestou uma inclinação precoce para a pintura. Após completar sete anos de estudo na prestigiosa Escuela Nacional de Bellas Artes San Alejandro de Havana, ele se formou em 1941 como Professor de Pintura, Desenho e Escultura. Ele então retornou a Matanzas, onde lecionou artes visuais por quase duas décadas. Ele foi cofundador e, mais tarde, Diretor da Escuela de Bellas Artes de Matanzas, a mais importante escola de arte em Cuba fora de Havana. Ele foi um dos maiores artistas latino-americanos de sua geração e um dos principais pintores de Cuba.
Em 1962, Soriano foi para o exílio, estabelecendo-se em Miami com sua esposa Milagros e sua filha Hortensia. Ele trabalhou como designer gráfico e ocasionalmente lecionou, primeiro no Catholic Welfare Bureau e depois no Cuban Cultural Program da University of Miami. Ele continuou a pintar incansavelmente à noite.
Soriano evitou temas vernáculos que dominaram a arte cubana desde seu surgimento com a primeira Vanguarda em meados dos anos 20. Seu trabalho seguiu pelos caminhos da abstração geométrica no decorrer da década de 1950 e fez parte dos Dez Pintores Geométricos Concretos, mas no final da década de 1960, o trabalho de Soriano tomou um rumo radical. Seu pincel começou a criar formas surpreendentes; expressões abstratas relacionadas às emoções, sentimentos, meditações e introspecções místicas. Um novo tratamento de luz e cor, transparências e formas colocou Soriano em uma nova dimensão estética e o libertou de seus apegos anteriores a escolas e tendências. Por meio de uma técnica altamente refinada, ele se tornou um mestre da luminosidade, da metáfora pictórica e da linguagem metafísica das formas. Em suas imagens surpreendentes e altamente complexas, a luz atua como forma e conteúdo. É essa unidade de propósito e meio de representação que constitui a contribuição transcendental de Soriano ao discurso visual contemporâneo e eleva sua criação artística à categoria universal.
Fonte: Rafael Soriano (Site do artista).
Contatos
Endereço:
Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Email:
contato@galeriaespacoculturalduque.com.br
Telefone:
(51) 3228.6900