Píndaro Castelo Branco
Píndaro Castelo Branco (Floriano/PI, 1930)
Foi cartazista, ilustrador, pintor e professor de artes plásticas reconhecido pela pintura expressionista figurativa. Entre 1957 e 1962 estudou na ENBA, Escola Nacional de Belas, criada no Rio de Janeiro em 1890 e que a partir da década de 1930 esteve a frente na modernização do ensino artístico e na renovação das artes no país. Foi professor da 1ª cadeira de Desenho Artístico da ENBA e, em 1962, criou o símbolo do carnaval daquele ano. Pintou naturezas mortas e também obras figurativas, nas quais representava os conflitos e angústias humanas. Sobre sua pintura, escreveu o crítico Antônio Bento, nos anos 60: “Reflete sua visão pessimista ou dramática do homem e da própria sociedade, cujos conflitos ou angústias são agora o tema principal de sua pintura expressionista”.
Suas obras participaram de importantes eventos da arte, como o 17º Salão Nacional de Arte Moderna e o 18º Salão Nacional de Arte Moderna. Suas pinturas a óleo têm conceito e identidade inconfundíveis, tornando seu trabalho único e elogiado nacionalmente. Também trabalhou com outras técnicas, como o nanquim, por exemplo.
São poucos os artistas que reúnem técnica apurada, estilo próprio e dramaticidade à flor da pele. Píndaro Castelo Branco é um deles. Afortunadas são as pessoas que se aproximam de Píndaro e de sua obra. Eu sou uma delas.
Fonte: Arremate Arte.
Contatos
Endereço:
Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Email:
contato@galeriaespacoculturalduque.com.br
Telefone:
(51) 3228.6900