Pablo Picasso
- Pablo Picasso, Nuas. Linóleo – 26 cm x 23 cm
- Pablo Picasso, Atelier. Cópia gráfica – 24 x 17 cm
- Pablo Picasso, Arlequim, 1978. Impressão s/ azulejo – 15 cm x 15 cm
- Pablo Picasso, Modelos. Litogravura – 35 cm x 45 cm
- Pablo Picasso, Dove of Peace. Prato de porcelana decorado – 24 cm diâmetro
- Pablo Picasso, Jester. Escultura em bronze 29/30 – 33 cm x 30 cm
- Pablo Picasso, Série Minotauro. Litogravura 475/1200 – 33 cm x 42 cm
- Pablo Picasso, Escultor em repouso, 1933. Gravura em metal – 25 cm x 33 (Nº 3336875 – Selo Musée d’Orsay)
- Pablo Picasso, Escultor e modelo ajoelhada, 1933. Gravura em metal – 11 cm x 9 cm (Nº 545640 – Selo Musée d’Orsay)
- Pablo Picasso, Minotauro vencido, 1933. Gravura em metal – 25 cm x 33 cm
- Pablo Picasso, Minotauro bebendo e mulher, 1933. Gravura em metal – 11 cm x 8 cm (mancha)
- Pablo Picasso, Escultor e escultora, 1933. Gravura em metal – 25 cm x 33 cm (11,5 x 8 cm mancha)
- Pablo Picasso, Cavalo e três figuras, 1933. Litogravura – 18 cm x 25 cm
- Pablo Picasso, Pessoas e cavalo, 1968. Cópia gráfica – 25 cm x 30 cm
- Pablo Picasso, Modelos. Litogravura – 35 cm x 45 cm
- Pablo Picasso, Modelos/Paris, 1933. Litogravura – 24 cm x 17 cm
- Pablo Picasso, Escultor y modelo, 1933. Gravura em metal – 34 cm x 24,5 cm (10,5 cm x 7,5 cm mancha)
- Pablo Picasso, Por trás da cortina, 1968. Cópia gráfica – 34 cm x 24 cm
- Pablo Picasso, Poster de Exposição no George Pompidou, 1970. Reprodução gráfica – 77 cm x 60 cm
Pablo Ruiz Picasso (Málaga/ES, 1881 – Mougins/FR, 1973)
Foi pintor, escultor, desenhista, ceramista e um dos principais artistas plásticos do século XX. Suas obras amadureceram desde o naturalismo de sua infância até o cubismo, o surrealismo e muito mais, moldando a direção da arte moderna e contemporânea ao longo das décadas. O artista é considerado um dos fundadores do Cubismo juntamente com Georges Braque, que foi um movimento artístico que tinha o intuito de desconstruir a imagem por meio das figuras geométricas. O artista teve grande influência das máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial desse movimento, juntamente ao lado do artista francês Paul Cézanne.
Filho de um professor de Desenho e Pintura, deslocou-se ainda jovem para Barcelona, onde estudou Belas-Artes e pintou seus primeiros quadros de tendência acadêmica, entre os quais se destaca Ciência e Caridade (1897). No início do século XX, partiu para Paris, cidade em que se instalou em 1904 e onde recebeu a influência de Gauguin e Toulouse-Lautrec (período azul, com obras de tema popular, e período rosa, centrado no mundo do circo). Na primavera de 1907, pintou na capital francesa As Senhoritas de Avignon, quadro com que rompe com a profundidade espacial, ao representar as figuras numa simultaneidade de planos, e inicia, assim, seu período cubista. Entre 1908 e 1911, desenvolveu sua fase analítica por meio da decomposição das formas, especialmente de paisagens como as de Horta d’Ebre, ao mesmo tempo que reduz a sua gama cromática aos cinzentos. Em 1912, interessou-se pela técnica da colagem: Natureza Morta com Cadeira de Palha, com que inicia também sua passagem para o cubismo sintético, no qual prevalece a reconstrução do objeto através de seus planos essenciais. Ao mesmo tempo, sua gama cromática amplia-se de novo, como se observa em Natureza Morta Dentro de uma Paisagem (1915). Depois de passar por uma fase realista e outra com influências surrealistas, a guerra civil imprimiu uma marca profunda em sua produção. Assim, o bombardeamento da cidade de Guernica levou-o a criar Guernica, exposto no pavilhão espanhol da Exposição de Paris em 1937, como protesto pela violência sem sentido da guerra, sentimento também expresso no quadro Matanças na Coréia (1950). A partir de 1947, interessou-se especialmente pela cerâmica e pela reelaboração de obras clássicas: Mulheres de Argel,de Delacroix (1955), As Meninas, de Velásquez (1957), ou Merenda Campestre, de Manet (1960).
Fonte: Escritório de Arte.
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