João Luiz Roth
- João Luiz Roth, Copo de leite com vaso sxul. Óleo s/ rucatex – 58 cm x 49 cm
- Joao Luiz Roth, Figura. Técnica mista s/ eucatex – 18 cm ×25 cm
- Joao Luiz Roth, Sem título, 1973. Nanquim s/ papel – 20 cm × 18 cm
- Joao Luiz Roth, Sem título, 1981. Técnica mista s/ eucatex – 29 cm × 33 cm
- João Luiz Roth, Releitura: Ingres A Banhista de Valpinçon/Recordações, 1992. Óleo s/ chapa – 89 cm x 60 cm
- João Luiz Roth, Releitura de Carracci, Bacante, Série: Diário de Bordo, 1991. Óleo s/ chapa – 60 cm x 80 cm
- João Luis Roth, Conquista de amor, 1983. Acrílica s/ tela – 24 cm x 35 cm
João Luiz Roth (Santa Maria/RS, 1951)
Nascido em 1951, o santa-mariense João Luiz Roth esteve inserido em contextos onde a expressão artística e a educação eram valores centrais da vida diária. Filho do coronel Aldônio Roth e da designer de moda Julitha Roth, viveu boa parte da infância no Rio de Janeiro. A mãe de Titi faleceu quando ele tinha apenas 7 anos, o que o levou a ir morar com a avó e as tias paternas em Porto Alegre. A avó era uma pintora com ideias à frente do seu tempo, cuja visão sobre educação foi reconhecida ao nomear a Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’Ambrósio, em Santa Maria.
Aos 18 anos, Titi começou a trajetória acadêmica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde se graduou em Desenho e Plástica. Os desenhos eram uma forma de transmutar frustrações e traumas. Assim, ele percebeu a arte como uma forma de vida e seguiu produzindo com dedicação intensa e exclusiva. Ele desenvolveu uma linguagem própria de desenho, reconhecida por outros artistas como o “método Roth”.
Tornou-se professor da disciplina de desenho na UFSM, aos 23 anos, e acumulou premiações e reconhecimentos. Inclusive, foi uma dessas premiações que o levou a estudar em Madrid, com bolsa na Escuella Superior de Bellas Artes de San Fernando. Ainda se destacou na área da educação como pró-reitor, vice-reitor da UFSM, secretário de Cultura e secretário de Educação na administração municipal. Uma das características de Roth é a transdisciplinaridade da arte, que tem referências da literatura e escritores nacionais internacionais, como Érico Verissímil, Mário de Andrade, Fernando Pessoa, García Lorca, James Joyce e Luís de Camões. A conexão com o universo literário se expandiu quando Titi decidiu cursar o doutorado em Letras, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS).
Fonte: Jornal Diário de Santa Maria|2023.
Contatos
Endereço:
Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Email:
contato@galeriaespacoculturalduque.com.br
Telefone:
(51) 3228.6900