Jean-Michel Basquiat

 

Jean-Michel Basquiat (Nova Iorque/EUA, 1960 – 1988)

Um dos artistas norte-americanos mais importantes de todos os tempos, também já teve o recorde do quadro mais caro de qualquer estadunidense quando, em 2018, sua obra Sem Título (1982) foi vendida por 110,5 milhões de dólares, ou por volta de 575 milhões de reais. Nascido no famoso bairro de Brooklyn, na parte ocidental de Nova Iorque, seu pai era haitiano-americano. Sua mãe tinha ascendência porto-riquenha, um território não incorporado dos Estados Unidos.

Ainda novo, mostrava talento e afinidade pelo desenho, desenhando nos papéis que seu pai trazia para casa do trabalho de contador. Junto de sua mãe, visitava o museu do Brooklyn, o Museu de Arte Moderna (MoMa), e o Museu Metropolitano de Arte. Sua mãe continuou encorajando os talentos natos de seu filho. Desenhava cartuns inspirados pelo cineasta Alfred Hitchcock, carros e quadrinhos. Em 1969 Basquiat foi atingido por um carro, quebrando um braço e sofrendo muitas feridas internas. Precisou ter seu baço removido, e ficou no hospital por um mês. Durante sua estadia, sua mãe o presenteou com uma cópia do livro Anatomia de Gray, que influenciou sua arte até sua morte.

Em 1974, por conta de uma promoção no trabalho de seu pai, a família de Basquiat se mudou para Mira Mar, em Porto Rico. Em 1976, voltou para Nova Iorque. No ano seguinte, integrou um grupo de dramaturgos de sua escola, chamados Family Life Theater, ou Teatro da Vida Familiar. Durante esse tempo, Basquiat cria um personagem ficcional chamado SAMO, ou Same Old Shit, cuja tradução seria “Mesma Merda de Sempre”, com quem ele espalhava uma religião de mentira. Em 1978, Jean-Michel saiu da casa de seu pai definitivamente. Mais tarde, seu pai viria a dizer “Jean-Michel estava planejando se tornar uma estrela.”

O artista começou a vender cartões postais e camisetas pintadas a mão para fazer algum dinheiro. Por pura coincidência, encontra o grande cineasta Andy Warhol e crítico de arte Henry Geldzahler, dentro de um restaurante em SoHo, Nova Iorque. Consegue vender um de seus cartões postais ao cineasta, mas seu colega o manda embora, o chamando de “pirralho”. Em junho de 1980, a arte de basquiat é exposta publicamente pela primeira vez na “Times Square Show ”, uma exibição em grupo dentro da área da Times Square, em Nova Iorque. A partir daí, seu crescimento meteórico foi notável até entre seus pares também famosos. Colaborou com seu ídolo Andy Warhol. Sua vida era importunada por paparazzis em todos os momentos de sua vida pública.

No dia 12 de agosto de 1988, depois de tentar se reabilitar várias vezes de sua dependência em drogas, foi encontrado morto em sua cidade natal de Nova Iorque, aos 27 anos.

Fonte: Guia das Artes.

Contatos

Contatos

Endereço:

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Email:

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br

Telefone:

(51) 3228.6900