Fernando Botero
Fernando Botero (Medelli/Colômbia, 1932)
Fernando Botero é o segundo dos três filhos do vendedor Davi Botero e da costureira Flora Angulo. Aos quatro anos de idade, Fernando perdeu seu pai, vitimado por um ataque cardíaco, ficando aos cuidados da mãe e de um tio que teve um papel fundamental em sua vida, tendo o colocado numa escola para toureiros por um período de dois anos, embora ele preferisse a arte no papel. Enquanto crescia, o garoto sentia-se cada vez mais fascinado pelo barroco, estilo que via nas igrejas coloniais e na vida de Medellín.
Começou a trabalhar como ilustrador em 1948. Já aos 16 anos, o jovem viu suas primeiras ilustrações serem publicadas no suplemento dominical do jornal “El Colombiano”, um dos mais destacados de Medellín. Com o dinheiro recebido, Botero pagou o Ensino Médio. Nesse período exibiu seu trabalho, pela primeira vez, ao lado de outros artistas de sua região.
Sua obra possui perto de três mil pinturas e mais de duzentas esculturas, assim como inúmeros desenhos e aquarelas. As suas primeiras obras exprimem o carácter expressionista da pintura, mas foi após anos de aprendizagem e de inúmeras viagens, que ele adquiriu o estilo pelo qual ficou famoso.
Botero já fez mais de 50 exposições individuais em todo o mundo e seus quadros atingem altas cifras no mercado, sendo encontrados nas mais diferentes partes do planeta, sempre imbuídos de grande qualidade artística. Na produção de suas primeiras obras, o artista foi influenciado pelos pintor francês Paul Gauguin e pelos mexicanos Diego Rivera e José Clemente Orozco, através de livros e reproduções. Na casa de um amigo, ele gostava de apreciar a reprodução de Picasso, “Mulher em Frente ao Espelho”, e outra de um quadro de Giorgio de Chirico.
Fonte: Guia das Artes.
Contatos
Endereço:
Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Email:
contato@galeriaespacoculturalduque.com.br
Telefone:
(51) 3228.6900