John Graz

 

John Louis Graz (Genebra/Suíça, 1891 – São Paulo/SP, 1980)

Pintor, desenhista, escultor, designer, artista gráfico, decorador. Ainda que seja mais conhecido por ser um dos precursores do art déco no Brasil, é um dos nomes que, ao lado de famosos modernistas, participa da Semana de 22 e revoluciona o modo de fazer arte no país.

Tem formação multidisciplinar, passando por diferentes países da Europa. Ingressa no curso de arquitetura, decoração e desenho da Escola de Belas Artes de Genebra em 1908, onde é aluno de Eugène Gilliard , Gabriel Vernet e Daniel Baud-Bovy . De 1911 a 1913, na Escola de Belas Artes de Munique, estuda decoração, design e publicidade com Carl Moos. Entre 1913 a 1915, retorna à Escola de Belas Artes de Genebra e finaliza seus estudos. Na cidade suíça, desenha vitrais e faz ilustrações para cartazes publicitários. Trava amizade com o escritor Sérgio Milliet (1898-1966) e conhece Regina Gomide, com quem se casa em 1920, e seu irmão, Antonio Gomide, seu colega na Escola de Belas Artes. Muda-se para o Brasil em 1920 e, por intermédio de Oswald de Andrade, que o define como “Graz, o futurista”, passa a integrar o grupo modernista de São Paulo, constituído por Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Victor Brecheret e Mário de Andrade.

Em 1922, participa da Semana de Arte Moderna com sete quadros. Uma das obras mais comentadas é Paisagem da Espanha (1920), pintura em óleo sobre tela produzida em uma das viagens de Graz à Espanha, realizadas com a bolsa de estudos Lissignol. Comentando sua participação, Aracy Amaral, importante estudiosa do tema, chama atenção para a dramaticidade dessa obra, construída a partir da articulação entre “uma preocupação tectônica”, observada na estruturação dos elementos do quadro, e “uma sensível alteração cromática”. Para a crítica de arte, apesar de não causar grande repercussão à época, Graz é “um dos pintores mais interessantes da semana.

A fluidez em diferentes áreas aliada a uma formação cosmopolita fazem de John Graz um artista verdadeiramente versátil, cuja obra não se restringe ao espaço historicamente destinado à arte, penetrando a cidade e transformando o cotidiano do meio urbano em ascensão no Brasil. Nessa trajetória, procura cumprir a promessa do modernismo de romper com o passado em direção a um futuro sem, contudo, esquecer das raízes, contribuindo, assim, com a arte brasileira moderna.

Fonte: Itaú Cultural.

Contatos

Contatos

Endereço:

Rua Duque de Caxias, 649 - CEP: 90010-282,
Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Email:

contato@galeriaespacoculturalduque.com.br

Telefone:

(51) 3228.6900